
COMUNICAÇÃO NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE SAÚDE
6559 – Comunicação na prestação de cuidados de saúde
Objetivos gerais:
- Caracterizar as diferentes técnicas de comunicação de acordo com o tipo de interlocutor;
- Identificar o tipo de informação que pode prestar no seu âmbito de intervenção;
- Explicar que as tarefas que se integram no seu âmbito de intervenção terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um profissional de saúde;
- Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho;
- Aplicar técnicas de comunicação no atendimento telefónico em serviços de saúde;
- Aplicar técnicas de comunicação na interação com o utente no atendimento presencial em serviços de saúde;
- Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes públicos e culturas;
- Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes contextos institucionais no âmbito dos cuidados de saúde;
- Explicar a importância da cultura institucional no agir profissional;
- Explicar a importância de comunicar de forma clara, precisa e assertiva;
- Explicar a importância de demonstrar interesse e disponibilidade na interação com utentes, familiares e/ou cuidadores;
- Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite;
- Explicar o dever de agir em função das orientações do profissional de saúde e sob a sua supervisão;
- Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros;
- Explicar a importância de respeitar os princípios de ética no desempenho das suas funções.
Carga Horária:
50 Horas